(Créditos da imagem: NASA Earth Observatory).

Uma nova descoberta da NASA revelou que a Terra tem passado por um aumento geral na ecologização nos últimos 20 anos, devido aos “programas ambiciosos de plantio de árvores”.

A pesquisa, publicada em 11 de fevereiro, descobriu que o esverdeamento do planeta ao longo das últimas duas décadas mostrou um aumento geral de 5%, equivalente a mais de dois milhões de quilômetros quadrados de área extra de vegetação a cada ano em comparação com o início dos anos 2000.

Os dados, que compararam imagens de satélite de meados da década de 1990, registrados pela Universidade de Boston e e por dois satélites da NASA em órbita da Terra por 20 anos, mostraram que a China e a Índia estão liderando o caminho para o esverdeamento do globo.

Publicidade

Chi Chen, do Departamento de Terra e Meio Ambiente da Universidade de Boston, principal autor do estudo, disse que os dois países “respondem por um terço da ecologização, mas contêm apenas 9% da área terrestre do planeta coberta por vegetação”.

Inicialmente, os pesquisadores atribuíram a mudança ao clima mais quente, ao clima mais úmido e à fertilização extra do dióxido de carbono, mas Rama Nemani, pesquisadora do Ames Research Center, da NASA, disse que os novos dados mostraram que “os humanos também estão contribuindo”.

Publicidade

Nemani apontou para os programas da China para conservar e expandir as florestas e o cultivo de culturas alimentares na Índia.

“Agora que sabemos que a influência humana direta é um fator-chave para a Terra, precisamos incorporar isso em nossos modelos climáticos”, continuou ela. “Isso ajudará os cientistas a fazer melhores previsões sobre o comportamento dos diferentes sistemas da Terra, o que ajudará os países a tomar melhores decisões sobre como e quando agir.”

Fonte:Fox News
Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.