Christina Koch está programada para fazer sua primeira caminhada espacial nesta sexta-feira, mas não com outra astronauta como havia sido planejado anteriormente. (Créditos da imagem: Victor Zelentsov/NASA).

Não havia sido planejado como uma missão histórica, mas representaria um momento histórico: a primeira caminhada espacial exclusivamente feminina.

Mas, segundo a NASA, este momento terá que esperar por causa de um problema básico: tamanhos de trajes espaciais.

As duas astronautas que estavam programados para “caminhar” juntas no espaço nesta sexta-feira (29), Anne C. McClain e Christina H. Koch, precisariam usar um traje espacial de tamanho médio. Mas apenas um está disponível na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Publicidade

A missão em si é inalterada. Na sexta-feira, dois astronautas se aventurarão fora da ISS em uma missão de seis horas para instalar baterias de íons de lítio que ajudarão a alimentar o laboratório de pesquisa. Koch ainda está programada para participar, juntamente com seu colega astronauta Nick Hague; McClain fez sua primeira caminhada espacial na semana passada.

Mas a primeira realização somente com mulheres astronautas fora dos confins da Estação Espacial Internacional terá que acontecer em outro dia. “Após consultar McClain e Hague após a primeira caminhada no espaço, os gerentes da missão decidiram ajustar as tarefas, em parte devido à disponibilidade de roupas espaciais na ISS”, disse a NASA em um comunicado.

Publicidade

Stephanie Schierholz, porta-voz da NASA, disse em uma entrevista na segunda-feira que já havia dois trajes médios na ISS.

Mas há alguns problemas. McClain achava que poderia trabalhar em um traje de tamanho grande, mas após sua caminhada espacial na sexta-feira passada, quando ela usou um traje de tamanho médio, McClain informou que o tamanho médio lhe servia melhor. Koch também usa o mesmo tamanho.

E dos dois trajes de tamanho médio disponíveis, um ainda não foi configurado corretamente para uma caminhada no espaço. Levaria horas de trabalho da equipe — para não mencionar algum risco adicional — para consertar a tempo para a caminhada de sexta-feira. Em vez de fazer isso, a NASA decidiu simplesmente trocar os astronautas.

No final, ambas as mulheres terão feito uma caminhada espacial — só que não juntas.

Fonte:The New York Times
Compartilhe:
Giovane Almeida
Sou baiano, tenho 18 anos e sou fascinado pelo Cosmos. Atualmente trabalho com a divulgação científica na internet — principalmente no Ciencianautas, projeto em que eu mesmo fundei aos 15 anos de idade —, com ênfase na astronomia e biologia.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.