(Créditos da imagem: Pixabay).

Nesta terça-feira (19) ocorre a segunda de três Superluas do ano. É também a maior de 2019. A próxima será no dia 21 de março. 

Nem preciso dar detalhes de localização, afinal é extremamente fácil encontrar a Lua que mais brilha no ano. Mas deixo uma dica: a Lua nasce às 18h22, no horário de Brasília.

Uma Superlua é um fenômeno em que a Lua está em seu perigeu (ponto da órbita mais próximo da Terra) ao mesmo tempo em que está em sua fase cheia.

Publicidade

A beleza dessa coincidência matemática é enorme. A ua pode chegar a ter 14% a mais do seu tamanho no céu e brilhar cerca de 30% mais.

Torça para o céu estar limpo e veja o fenômeno. Uma Superlua maior que essa ocorrerá apenas na véspera de Natal de 2026.

Publicidade

Referências:

  1. ADHFORD, Ade. Don’t miss the largest supermoon of 2019 on 19 February”; Astronomy Now. Acesso em: 17 fev. 2019.
  2. WEITERING, Hanneke.Supermoon 2019: When and How to See the Supermoon Trifecta; Space. Acesso em: 17 fev. 2019.

Compartilhe:
Avatar
Mais um insignificante humano habitando um pálido ponto azul no vasto oceano cósmico circundante. Com minha ilusória auto-importância, característica humana, me aventuro pelo jornalismo científico. Apaixonado pela ciência desde criança, sou uma das poucas pessoas que como diz Carl Sagan, “passam pelo sistema com sua admiração e entusiasmo intactos”. Atualmente faço o ensino médio em uma ETEC e escrevo para o Ciencianautas.

Deixe seu comentário!

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui.