(Créditos da imagem: Wikipédia/Reprodução).

Galileu Galilei foi sem dúvidas um grande cientista e astrônomo. Por mais religioso que pudesse ser, ele não escapou da Santa Inquisição.

A contribuição de Galileu para a compreensão do Universo foi significativa, não apenas pelas suas descobertas, mas também pelos métodos que desenvolveu e pela coragem de defender suas ideias, descobertas e conceitos em tempos de obscurantismo.

Confira agora sete curiosidades sobre o pai da ciência moderna:

1. Dizem que Galileu jogou duas bolas de canhão de massas diferentes, do alto de uma torre inclinada de Pisa para demonstrar que a sua velocidade de descida não dependia da sua massa. Muitas pessoas acreditam que esta história seja falsa, uma vez que não há relatos e a única fonte a confirmar o fato foi o secretário de Galileu.

2. Galileu nunca se casou e teve todos os seus filhos com Marina Gâmbia, a quem conheceu em uma viagem para Veneza.

3. Joseph Nicolas Robert-Fleury foi o artista que pintou o quadro “Galileu antes do Santo Ofício“, uma representação do cientista falando perante o clero.

4. Galileu foi um alaudista bem sucedido que aprendeu a arte com seu pai, Vincenzo Galilei, um compositor e músico teórico.

5. Enquanto Galileu acreditava firmemente na teoria de Copérnico de que a Terra não era o centro do Universo, ele não acreditava na teoria de Kepler de que a Lua era responsável pelo efeito de marés.

6. No último ano de sua vida, Galileu estava totalmente cego e projetou um mecanismo de escape para um relógio de pêndulo que ficou conhecido como escapamento de Galileu.

7. O dedo médio da mão direita de Galileu está atualmente em exposição no Museo Galileo, em Florença, Itália. [Galileu Galilei – O Grande Mestre da Revolução Científica].