Quem Somos

O Ciencianautas é uma iniciativa que surgiu a partir do desejo de divulgação científica por parte de alguns jovens do interior da Bahia. O projeto tem como meta popularizar a ciência de forma que ela seja acessível para todas as idades, focando em uma linguagem fácil para melhorar o entendimento dos nossos leitores de temas relacionados à diversas áreas do conhecimento científico.

Também contamos com o projeto externo chamado “Projeto Astronomia na Sociedade“, que visa divulgar conhecimento sobre o nosso Universo de forma prática e didática, que vai desde campanhas de observações astronômicas para as pessoas em praças públicas à palestras em escolas da região.

Observação astronômica com telescópios realizada em Conceição do Coité (BA) no dia 25 de novembro de 2017.

O Ciencianautas também conta com um canal na plataforma de vídeos YouTube, disponibilizando vídeos de divulgação científica que são traduzidos e legendados para o português, ajudando na divulgação de temas da atualidade e contribuindo para o aprendizado do idioma estrangeiro por parte dos tradutores da equipe.

Assista ao vídeo “O que não sabemos sobre a magnetorecepção“, da Science, legendado:

O projeto conta ainda com perfis secundários de divulgação científica nas redes sociais Twitter e Instagram, onde buscamos despertar o interesse dos leitores sobre a importância que o papel do conhecimento científico assumiu em nossa sociedade, e ainda procuramos divulgar notícias relevantes, com linguagem clara e acessível, do meio científico que estejam em voga em outras mídias sociais.

Nosso principal canal de comunicação é o perfil Ciencianautas no Facebook, que conta hoje com mais de 145 mil seguidores. O perfil procura abordar temas científicos com credibilidade, com compartilhamento de conteúdo de sites parceiros ou de nossa própria página na internet, o site Ciencianautas.com.

O nosso site é uma importante ferramenta para a divulgação científica, haja vista que ele nos permite abordar o conteúdo com maior profundidade e disponibiliza recursos valiosos, tais como a possibilidade de adição de imagens ou vídeos explicativos, a indicação das fontes dos temas abordados (possibilitando a checagem da veracidade das informações transmitidas) e também a recomendação de leituras complementares ou a menção a temas correlacionados já tratados anteriormente. O Ciencianautas.com também é um importante recurso que permite indicar os links para os artigos científicos originais, tal como foram publicados nos periódicos científicos, poupando tempo do leitor especializado que pretende aprofundar na pesquisa científica abordada ou se informar melhor sobre o tema tratado. Entendemos que todos esses são recursos muito úteis e que complementam nosso trabalho de divulgação científica feito nas mídias sociais.