(Créditos da imagem: NASA/JPL).

Vênus, o segundo planeta a partir do Sol, é considerado o irmão da Terra por seu tamanho, massa e composição. Devido a sua relativa proximidade da Terra, o planeta foi o primeiro a receber uma sonda espacial (Mariner 2, 1962).

1. O planeta recebeu o seu nome em homenagem à deusa romana do amor, da beleza e da fertilidade Vênus, equivalente a Afrodite. É o segundo objeto mais brilhante do céu noturno (após a Lua) e é visível durante uma pequena parte do dia.

2. Um dia em Vênus dura mais que um ano. O seu período de rotação é mais longo do que qualquer outro planeta: 243 dias terrestres. O seu período de translação dura 225 dias terrestres.

3. Vênus é considerado o irmão da Terra, pois os seus diâmetros têm uma diferença de apenas 638 quilômetros, e as massas são semelhantes (Vênus tem 81,5% da massa terrestre). No entanto, a sua pressão atmosférica é 92 vezes maior do que a da Terra (tal pressão é encontrada na Terra nas profundezas dos oceanos). Ambos os planetas têm um núcleo, um manto e uma crosta.

4. Pela sua posição no Sistema Solar, à medida que orbita o Sol, Vênus exibe fases parecidas com as da Lua. As fases são visíveis apenas com telescópio. A primeira pessoa que documentou as fases de Vênus foi Galileu Galilei, em 1610.

Publicidade

5. Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar. Enquanto orbita o Sol a quase o dobro da distância da órbita de Mercúrio (o planeta mais próximo da nossa “estrela-mãe”), Vênus atinge temperaturas superiores a 462ºC. Essa temperatura extrema é causada pela grande quantidade dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera do planeta, o que produz um efeito estufa infernal.

Referências:

  1. Astrolab. “Vênus”. Acesso em: 24 ago. 2017.
  2. NASA. “Venus: in depth”. Acesso em: 24 ago. 2017.

Comentar

Por favor, escreva seu comentário.
Por favor, indique o seu nome aqui